Home Produtos Estágios Eventos Preparados Links Contato
 
 
PREPARADOS BIODINÂMICOS

....Os preparados biodinâmicos foram desenvolvidos por Rudolf Steiner, com base na Antroposofia, antes e durante o Curso Agrícola em 1924. Steiner afirma que “adubar consiste em vivificar a Terra” e com base nesta afirmação traz os preparados como sendo mediadores entre a Terra e o Cosmo, ajudando as plantas na sua tarefa de serem órgãos de percepção da Terra.
....Os preparados biodinâmicos são, em sua maioria, plantas medicinais submetidas a processos especiais de fermentação em ambientes os quais somente o homem pode fornecer, criando compostos que outrora não ocorriam na natureza. Compreende-se então, o verdadeiro papel cultural do ser humano modificador do meio agrícola num âmbito rítmico e sutil, agindo como semeador de novas perspectivas para a continuidade planetária.
....Os preparados podem ser considerados como remédios homeopáticos no que diz respeito às substancias naturais utilizadas, aos processos de dinamização e a atuação através das forças e não de substancias e por serem utilizados em quantidades mínimas, entretanto eles não se prendem a teoria ou a prática da homeopatia médica. ....Estes podem ser divididos em dois grupos: os que são pulverizados no solo e nas plantas, e os que são inoculados em composto ou outras formas de adubos orgânicos como biofertilizantes e chorumes.

....Preparado chifre-esterco (500) – direciona-se ao solo e às raízes proporcionando maior atividade biológica e vitalidade, favorecendo o desenvolvimento vegetativo da planta e as relações de simbiose da rizosfera. Este preparado deve ser dinamizado por uma hora e aspergido no solo, ao entardecer. Quantidade necessária para 1 ha é de 100g dinamizadas em 60 l de água.

....Preparado chifre-sílica (501) – atua trazendo forças da periferia cósmica e intensificando a atuação da luz solar. Este preparado é essencial para a estruturação interna das plantas e seu desenvolvimento assim como para a qualidade nutritiva das plantas e para a resistência a doenças. Este preparado deve ser dinamizado por um hora e aspergido nas plantas ao amanhecer. Quantidade necessária para 1 ha é de 4g dinamizadas em 60 l de água.

....Preparados para compostagem – Os seis preparados elaborados a partir das plantas medicinais – mil folhas (502), camomila (503), urtiga (504), casca de carvalho (505), dente de leão (506) e valeriana (507) – servem como suplemento ao composto, esterco, chorume e biofertilizante, conduzindo e organizando os processos de fermentação e decomposição. Por meio do composto preparado, eles colocam as plantas em uma condição na qual as forças do Cosmo sejam mais atuantes.

....Dinamização – é um movimento rítmico que transfere as forças contidas nos Preparados para a água. Faz-se um movimento circular de modo a formar um vórtex/funil, ou redemoinho, na mistura, proporcionando uma certa ordem, e assim inverte-se o sentido do movimento desfazendo-se esta ordem e criando-se um caos. Este procedimento gera maior contato entre as moléculas de água e do preparado, o que permitirá melhor permeação de energia na água. A dinamização, este movimento rítmico de ordem e caos, é uma imitação dos processos da vida, por isto é algo essencialmente importante no que diz respeito aos Preparados.

Informações sobre cursos e eventos ligados à Agricultura Biodinâmica:
Associação de Agricultura Biodinâmica da região Sul – ABD-Sul

Contato: Letícia Volkmann
letícia@volkmann.com.br
(51) 3869-1969


















































 
 
Todos os Direitos Reservados - Volkmann Alimentos
webmaster